Alergias sazonais

Aproveite a vida ao ar livre aprendendo sobre os causadores comuns de alergias sazonais e descobrindo como você pode reduzir sua exposição a eles.

Alergias sazonais

Aproveite a vida ao ar livre aprendendo sobre os causadores comuns de alergias sazonais e descobrindo como você pode reduzir sua exposição a eles.

Como elas mudam conforme as estações, a alergia sazonal é caracterizada por uma reação extrema do sistema imunológico a certos alérgenos (veja Alérgenos) encontrados em áreas externas, como em árvores, gramíneas, pólens etc. (Ela também é chamada de febre do feno ou rinite alérgica sazonal). A alergia sazonal tende a ser mais curta que as alergias causadas por exposição a alérgenos internos.).1

Mesmo que os alérgenos sazonais sejam difíceis de evitar por estarem espalhados por toda a parte, você pode tomar certas atitudes para minimizar sua exposição a eles.

Selecione e leia mais sobre a alergia:

ALERGIA AO PÓLEN

ALERGIA AO MOFO

SINTOMAS DE ALERGIAS SAZONAIS

contorno de um nariz com coriza

CORIZA

ícone de olhos lacrimejantes e irritados

OLHOS LACRIMEJANTES E IRRITADOS

contorno de um nariz durante o espirro

ESPIRROS

contorno de nariz ou garganta com coceiras

COCEIRA NO NARIZ OU NA GARGANTA

ilustração de uma descongestão nasal

CONGESTÃO NASAL

Alergia ao pólen

Visão geral

Um dos causadores mais comuns de alergias sazonais são os esporos de pólen . Eles são pequenos, leves e secos, então o vento pode transportá-los. A contagem de pólen pode variar diariamente, dependendo de diversos fatos, incluindo o clima. Por exemplo, o clima seco e com muito vento dispersa polens rapidamente. No entanto, um clima úmido com chuvas fortes fazem o pólen ficar no solo.2 Em geral, plantas e árvores que polinizam por meio do vento causam mais problemas para pessoas que têm alergia sazonal.

Outlined lightbulb with rays of light

VOCÊ SABIA?

A ambrosia, uma grande fonte de alergias ao pólen , uma vez já foi descoberta a mais de 600 km do mar e a mais de três quilômetros na atmosfera.4

Dicas para pessoas com alergia ao pólen

  • PROGRAME-SE
    As contagens de pólen geralmente são mais altas de manhã e ao cair da noite, então planeje atividades ao ar livre em outros horários do dia.
     
  • PROTEJA-SE
    Se sua alergia for muito intensa, tente usar uma máscara ao realizar tarefas em áreas externas.
     
  • TROQUE DE ROUPA
    Esporos de pólen podem ir para dentro de casa ao ficar presos ao seus sapatos, roupas e cabelos. Após passar um tempo em áreas externas, não se esqueça de tirar os sapatos, tomar uma chuveirada e trocar de roupa para remover o pólen.
     
  • RESPIRE AR PURO
    Ao dirigir, se possível mantenha os vidros fechados, e coloque o ar condicionado para circular o ar. Em casa, mantenhas as janelas fechadas e use o ar-condicionado, se possível. Não se esqueça de trocar os filtros com frequência.

Alergia ao mofo

Visão geral

A alergia ao mofo pode ser causada por esporos microscópicos de mofo que flutuam no ar, da mesma forma como o pólen , causando sintomas alérgicos desconfortáveis. Muitas pessoas acham que o mofo é um problema somente de áreas internas. Mas o mofo também se desenvolve em áreas externas escuras e úmidas, incluindo solo, plantas, madeiras podres, e folhas secas.

Como o mofo se desenvolve em espaços úmidos, sintomas de alergia ao mofo podem ser mais comuns durante o verão, quando o clima está quente e úmido. O mofo pode prevalecer durante o ano todo onde há climas mais quentes. Os esporos de pólen morrem em climas mais frios, mas os esporos de mofo simplesmente ficam dormentes no inverno. Quando chega a primavera, os esporos voltam a crescer.7

Outlined lightbulb with rays of light

VOCÊ SABIA?

Alguns mofos formam colônias vistas à olho nu, mas algumas colônias são vistas somente com a ajuda de um microscópio. Então, só porque o mofo não é visível, não quer dizer que ele não exista!7

Dicas para pessoas com alergia ao mofo

  • DEIXE O MOFO FORA DE CASA
    Seus sapatos, roupas e cabelos podem ser ímãs para esporos de mofos. Remova seus sapatos antes de entrar em casa, tome um banho e troque de roupa após passar um tempo em áreas externas. Se você estiver com pressa, lave pelo menos as mãos e o rosto logo após entrar em casa.8
     
  • USE MÁSCARAS CONTRA ESPOROS DE MOFO
    Use uma máscara para reduzir sua exposição ao mofo ao realizar atividades externas com vegetação.
     
  • ATENÇÃO NO VARAL
    Roupas e roupas de cama penduradas no varal por muito tempo para secar podem atrair esporos de mofo ou outros alérgenos.8

REFERÊNCIAS

  1. Seasonal Allergies. American College of Allergy, Asthma & Immunology. Accessed September 14, 2017.
  2. Pollen. American Academy of Allergy and Immunology. Accessed December 4, 2017.
  3. What if You’re Allergic to Grass? 10 Steps to Managing Grass Pollen Allergy. Asthma and Allergy Foundation of America. Accessed December 4, 2017.
  4. Six Things You Should Know About Ragweed. Claritin Blue Sky Living. Accessed September 15, 2017.
  5. A Quick Guide to Party Planning During Allergy Season. Claritin Blue Sky Living. Accessed September 15, 2017.
  6. Spring Gardening with Allergies. Claritin Blue Sky Living. Accessed September 15, 2017.
  7. Mold Allergy. Asthma and Allergy Foundation of America. Accessed September 14, 2017.
  8. Fall Leaves Are Great for the Garden but Can Be Not So Good for Allergies. Claritin Blue Sky Living. Accessed September 14, 2017.
  9. How To Reduce Allergens In Your Yard This Fall. American College of Allergy, Asthma & Immunology. Accessed December 4, 2017.

COMPRIMIDOS CLARITIN® COM 24 HORAS DE AÇÃO

Para aproveitar todos os melhores momentos da vida, basta um comprimido por dia, para alívio dos sintomas da alergia. Sem causar sono*

caixa de comprimidos Claritin com 24 horas de ação

DICAS SOBRE ALERGIAS

VIVENDO COM ALERGIAS

Aprenda a viver com alergias sazonais ou persistentes lendo um dos artigos e dicas para pessoas alérgicas.

filho soltando pipa com o pai em um campo verde

*Nas doses recomendadas